Translate

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

MAIORES PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ATUALIDADE

  • Uma grande preocupação é que esses problemas acabem tornando impossível a vida humana no planeta nos próximos anos. Várias espécies da fauna e flora já se despediram da face da terra e se continuarmos nesse ritmo um dia pode ser o ser humano a não poder mais viver nesse planeta. Saiba um pouco mais sobre os maiores problemas ambientais da atualidade e como eles afetam o planeta.

Os Maiores Problemas Ambientais da Atualidade
Crescimento Demográfico Acelerado
  • O crescimento demográfico acelerado juntamente com o desenvolvimento tecnológico causa uma grande pressão sobre os sistemas e os recursos naturais acarretando em impactos ambientais sem precedentes.
  • A taxa de fecundidade das mulheres tem diminuído nos países desenvolvidos, porém, mesmo assim o crescimento demográfico nunca esteve tão acelerado. Além de tudo isso aconteceu um grande aumento na produção industrial que acompanha os novos padrões de consumo.
  • A partir do momento que o crescimento demográfico acontece de forma acelerada aumenta também a quantidade de pessoas aglomeradas em áreas urbanas. Para se ter uma ideia existem centros urbanos com mais de 15 milhões de habitantes.
  • Os centros com alta densidade populacional necessitam de mais recursos, mais infraestrutura e mais energia. Essa demanda exponencial por recursos cria complexos problemas para o meio ambiente bem como problemas econômicos e sociais.

Desmatamento
  • O desmatamento, em especial de áreas de floresta tropical, gera diversos problemas como a redução da produtividade dos solos, erosão, assoreamento, perda de biodiversidade entre outros. Além disso, quanto mais se desmata mais se deixa o planeta sem condições de lutar contra o aquecimento global devido a redução da vegetação.

Poluição Marinha
  • Muito se fala sobre a poluição causada pelos escapamentos de carros na atmosfera, porém, é importante falar também sobre a poluição marinha que vem se tornando cada vez mais grave. Em grande parte essa poluição acontece pela descarga de esgotos domésticos e industriais por meio de emissários submarinos.
  • Há também os desastres ecológicos de grande proporção como, por exemplo, o naufrágio de petroleiros. Esse tipo de poluição causa a perda de biodiversidade como, por exemplo, espécies de corais que são mais frágeis. O acúmulo de metal pesado nas regiões costeiras e estuários também é um grande problema.

Poluição do Ar e do Solo
  • Um dos tipos de poluição mais comentados pela mídia é também um dos maiores problemas ambientais da atualidade. A poluição do ar e do solo é causada na maioria dos casos por indústrias, agroindústrias e por automóveis. Esses agentes de poluição chegam ao ar e ao solo através de emissões atmosféricas das indústrias, resíduos industriais, disposição inadequada de resíduos como o lixo, por exemplo.
  • O uso de produtos aerossóis contribui para o acúmulo de poluição na atmosfera. O solo em especial pode ser contaminado pelo uso indiscriminado de herbicidas e pesticidas.

Poluição e Eutrofização de Águas Interiores
  • A poluição de rios, lagos e represas representa uma grande preocupação ambiental. Dentre as causas mais comuns da poluição das águas estão os resíduos orgânico que tem sua origem nos centros urbanos e as atividades agropecuárias que exercem diversos efeitos sobre os recursos hídricos continentais.
  • O mais grave disso é que esses recursos hídricos são necessários para o abastecimento das populações, ou seja, as pessoas acabam perdendo água potável. A qualidade da água passa por uma grande deterioração que é causada pelo fenômeno da eutrofização que consiste no acúmulo de metais pesados no sedimento. As consequências desse problema são mudanças na lógica das populações de peixes que mudam o ritmo de pesca e também a inviabilização da água para diversos usos.

Grandes Obras
  • A realização de grandes obras de construção civil como a de usinas hidrelétricas, canais e portos causa inúmeros danos ao meio ambiente. É até difícil mensurar quantos danos ambientais uma construção de porte grandioso pode causar nos ecossistemas aquáticos e terrestres que a cercam.

Aquecimento Global
  • O mais famoso entre os problemas enfrentados pelo meio ambiente atualmente é também um dos mais graves, pois afeta diretamente a possibilidade de continuidade da vida humana no planeta. A elevação das temperaturas se deve principalmente a concentração dos gases do efeito estufa na troposfera terrestre (primeira camada da atmosfera).
  • Ajudando a potencializar esse efeito de aquecimento global existem ainda as partículas poluentes. O aquecimento global é resumidamente o aumento da temperatura do planeta que acontece devido a uma retenção maior da radiação infravermelha térmica que está presente na atmosfera.
  • Para se ter uma ideia da gravidade é importante dizer que cada um dos graus Celsius que aumentam na temperatura da terra acarretam em consequências diferentes que acabam se tornando cumulativas. De acordo com o 2º relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) apenas 1°C já será capaz de atuar sobre o derretimento das geleiras.
  • Quanto mais o nível do mar sobe, devido ao degelo, mais ameaça representa para cidades costeiras do mundo todo. O aumento de temperatura ainda pode acarretar em outros problemas igualmente graves como o comprometimento do abastecimento de água, por exemplo.

Aumento da Necessidade Energética
  • O crescimento da população criou um aumento da demanda energética que está trazendo consequências catastróficas para o meio ambiente. Para conseguir produzir mais energia em larga escala é necessário construir mais usinas hidrelétricas e termelétricas, usinas nucleares entre outros.
  • A utilização de combustíveis fósseis é outro ponto que gera preocupação uma vez que não são recursos renováveis e que contribuem para uma produção ainda maior de gases do efeito estufa que atuam no aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário