Translate

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

ÉTICA AMBIENTAL

  • Criado na década de 1960, o conceito de ética ambiental tem origem filosófica e consiste em um conjunto de teorias e indicações práticas que têm o meio ambiente como foco. Além de buscar promover uma relação mais próxima e cuidadosa para com o meio natural, a ética ambiental preconiza que as relações entre os seres humanos sejam respeitosas e construtivas e que esta lógica se estenda ao relacionamento com animais, plantas, espécies e ecossistemas.
  • A variação ambiental da ética, apesar de aparentar simplicidade, é complexa e até hoje merece atenção de especialistas e pesquisadores, principalmente aqueles que buscam compreender formas para o homem adquirir a habilidade de lidar com o meio ambiente natural de maneira mais consciente e menos destrutiva.
  • Por sua abrangência e profundidade, a ética ambiental é, claramente, de grande importância para os dias atuais. O aumento da conscientização em relação ao meio ambiente deixa cada vez mais claro os impactos causados pela ação humana na natureza e evidencia o quanto os resultados podem ser desastrosos na ausência de um senso ético adequado.
  • De acordo com as premissas básicas da ética ambiental, as atitudes dos homens devem ser medidas de acordo com a relação que estabelece consigo, com seus iguais e com todos os seres vivos, sem nenhuma hierarquia. Um tipo de percepção que poderia ajudar, e muito, em resoluções para a garantia de um futuro realmente sustentável para o planeta.

Expansão do Capitalismo e Danos Ao Meio Ambiente
  • Com a chegada da Revolução Industrial os meios de produções aumentaram as atividades ao ponto de não se importar com o número de gases poluentes gerados à atmosfera. A tecnologia trouxe vantagens e desvantagens aos seres humanos. A demanda por alimentos cresce em ritmo forte ao redor do globo terrestre. Com o boom de laboratórios e institutos de pesquisa surgiram elementos tóxicos que servem para proteger o plantio e ao mesmo tempo fornecer alimento para o público em geral.

A importância da Ética ambiental
  • Por um lado o mundo diminui o número de famintos, por outro as águas subterrâneas sofrem danos negativos ao ponto de prejudicar o desenvolvimento de outras espécies no território ao redor. Cientistas aumentaram as evidências que demonstraram danos ao meio ambiente por causa das produções agrícolas e industriais. Com a pressão por parte de ativistas e opinião pública o governo cria leis para evitar com que os níveis produtivos não causam danos graves na natureza.

Os Princípios da Ética Ambiental
  • Existem tipos diferentes de ética ambiental. Com o aumento das pesquisas e teorias que acontece desde os anos sessenta do século XX cresce o número de teoremas que inserem e retiram pontos que se caracterizam de forma direta com as principais diretrizes sobre como se relacionar de forma qualitativa com o meio ambiente. Representa ponto que deve ser discutido em sala de aula sob a ótica da educação ambiental.

Relação com o Meio Ambiente: Princípios da Ética Ambiental
  • Se relacionar de forma adequada com o meio ambiente representa um dos princípios de ética ambiental. De forma principal porque com o tempo o poder público aumenta os limites para poder desmatar, visto que as empresas que não seguem as regras possuem riscos de receberem multas altas, além de correr o risco de ter a produção parada até o momento em que os equipamentos estejam adequados.

Cuidados com o Povo ao Redor: Princípios da Ética Ambiental
  • O meio ambiente não representa apenas as florestas tropicais repletas de animais e espécies silvestres. Também os locais urbanos em que as árvores precisam dividir espaço com o concreto. Por esse motivo, fábricas que fazem barulho excessivo e causam poluição sonora em termos ambientais podem ser obrigadas a mudar de local para produzir ou a investir em processos que servem para diminuir o barulho do som. Não apenas os vizinhos humanos ficam com a mente prejudicada como também os animais que vivem ao redor, de forma principal quando a empresa está presente em locais repletos de vida vegetal e fauna.

Respeitar o Ecoturismo: Os Princípios da Ética Ambiental
  • O respeito ao meio ambiente durante as viagens que servem para conhecer ou aproveitar as características do bioma para fazer atividades esportistas também pode se considerar uma regra de etiqueta no meio ambiente. Procure respeitar ao máximo as regras que estão estipuladas de acordo com a lei, visto que as mesmas foram divulgadas como normais gerais depois da análise qualitativa e quantitativa de técnicos especialistas que trabalham com o poder público.
  • Por exemplo, existem locais nos quais existe a proibição expressa para o uso de automotivos no local, o que inclui motocicletas ou carros, por exemplo. Às vezes nem mesmo a bicicleta pode existir no habitat. Existem parques nacionais nos quais está proibida a presença do tráfego humano. Apenas especialistas podem entrar no local, desde que tenham alvará do governo para explorar ou estudar.
  • Brasil é um país repleto de ecossistemas e biomas. Locais montanhosos trazem cavernas e são procurados por grupos de todas as idades que desejam acampar e ficar ao lado da natureza diversos dias em sequência. Quando for ficar na cabana não se esqueça de recolher todos os tipos de lixos, além de fazer o mínimo de barulho possível para não provocar modificações no comportamento dos animais.

Práticas de Sustentabilidade: Os Princípios da Ética Ambiental
  • A sustentabilidade deixou de ser apenas atitude da moda para se tornar realidade concreta que ganha força com o tempo. O mundo sofre também por causa do excesso de lixo das populações em ascensão. Os aterros sanitários recebem resíduos que não são indicados ao sistema e por consequência aumentam a degradação não apenas do solo como também na atmosfera. Por esse motivo estímulo de sociedades públicas e privadas em ensinar educação ambiental do gênero ao público em geral.

Reciclagem: Princípios da Ética Ambiental
  • Há grande necessidade da reciclagem nos centros urbanos e rurais. Ao colocar os resíduos em sistema de reuso os aterros sanitários ficam com menor lixo e por consequência podem trabalhar melhor no processo que objetiva decompor os materiais de forma natural. Em algumas cidades do sistema de recolha do lixo acontece de forma separada de acordo com a lei. Ou seja, habitantes devem levar em conta os princípios da ética ambiental no sentido de separar o lixo de forma correta ou ficarem suscetíveis de receberem multas.

Comércio de Produtos Eletrônicos
  • Quando for consumir produtos eletrônicos leve em conta a compra no mercado de usados. Dessa maneira diminuem as chances das unidades seguirem para os aterros sanitários que não possuem a capacidade de trabalhar com a decomposição. Ao invés de jogar no lixo convencional, procure negociar o usado ou fazer a manutenção para colocar a venda em melhores condições.

Comprar Produtos: Denunciar Propaganda Ilegal
  • Na hora de comprar os produtos com selo de sustentáveis, consumidores precisam confirmar a informação nos sites oficiais dos símbolos de qualidade. Caso se trate de uma fraude, procure informar a empresa e a polícia e por consequência faça o papel de princípio ambiental que consiste em denunciar os atos ilegais que se relacionam com o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário