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terça-feira, 28 de julho de 2015

POR QUE SOMOS TÃO BUROCRÁTICOS?

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, 77% das pessoas entrevistadas dizem que o Brasil é um país muito burocrático, e que 62% dizem que a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 142 municípios.
Devido o grau de dificuldade para a realização de serviços ou procedimentos no país, parte da população brasileira afirma ter recorrido ao uso de despachantes ou empresas especializadas ou ter pedido ajuda/auxílio de parentes ou amigos para a realização de serviços ou procedimentos.
Entre as opções de serviços ou procedimentos elencados na pesquisa, fazer imposto de renda foi a opção em que os entrevistados dizem mais ter demandado auxílio de profissionais especializados, sendo que: 
  • 41% não sabem declarar o Imposto de Renda sozinhos;
  • 29% tem contrato com uma empresa especializada para realizar o procedimento e; 
  • 12% disseram ter buscado ajuda de parentes ou familiares.

Em seguida, aparece o encerramento de empresa, procedimento para o qual:

  • 27% contrataram uma empresa especializada. 


Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros acreditam que os serviços ou procedimentos mais complicados de acordo com a ordem são:

  1. Encerrar uma empresa, 
  2. Abrir ou constituir uma empresa, 
  3. Comprar um imóvel, 
  4. Fazer um inventário e, 
  5. Requerer aposentadoria ou pensão. 
  6. Tirar passaporte, 
  7. Conseguir licenças para construção ou reforma da casa 
  8. Alugar um imóvel.  
Os procedimentos considerados menos difíceis são:
  1. Tirar o CPF, 
  2. Tirar o RG, 
  3. Tirar a carteira de trabalho (CTPS), 
  4. Fazer o registro de nascimento e 
  5. Fazer o registro de casamento.

Entre os procedimentos em que os entrevistados menos precisaram de ajuda estão:

  • Limpar o nome na Serasa ou no Serviço de Proteção ao Crédito, 
  • Pedir o desligamento de serviços de água e luz, 
  • Receber direitos trabalhistas, como FGTS e seguro-desemprego. Nesses três casos, mais de 90% das pessoas afirmaram terem feito o trabalho sozinhas.

Na avaliação de 77% dos brasileiros, os documentos de identificação, como carteira de identidade, CPF, carteira de motorista, título de eleitor e cartão do PIS-Pasep deveriam ser unificados. 
"A medida reduziria o excesso de documentos exigidos para que os cidadãos possam exercer seus direitos e deveres", pesquisa CNI.
Entre as pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos: 
  • 81% defendem a unificação dos documentos de identificação caindo para 70% entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo, informa a pesquisa feita entre 5 e 8 de dezembro de 2014.

Ainda de acordo com a pesquisa, 74% concordam total ou parcialmente que o excesso de burocracia desestimula os negócios, incentiva a corrupção e a informalidade e faz o governo a gastar mais do que o necessário. 
Indica ainda que 77% acreditam que o excesso de burocracia é uma das principais dificuldades para o crescimento da economia brasileira. Entre as pessoas com renda familiar acima de 5 salários mínimos, esse número sobe para 82%.
Mostra ainda que 60% das pessoas concordam totalmente ou em parte que a burocracia afeta mais as empresas do que os cidadãos. Além disso, 75% afirmam que o excesso de burocracia eleva os preços dos produtos e serviços. Na região Sul, esse número aumenta para 84% e, no Sudeste, alcança 80%.
A maioria da população brasileira acha que a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo: 

  • 42% concordam totalmente que o governo deveria eleger o combate à burocracia como uma de suas prioridades e 
  • 30% concordam parcialmente. 
  • 7% discordam totalmente da afirmativa.
Fonte: Portal G1

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