Hoje (14 de julho), o Irã e as grandes potências globais fizeram um acordo nuclear impedindo o país pérsico de desenvolver uma bomba atômica.
Com isso, o Irã irá permitir que inspetores internacionais possam ir ao país em troca da suspensão de sanções internacionais, porém, submetido a um embargo comercial por cinco anos.
Iranianos comemoram o acordo nuclear feito com as potências mundiais.
O acordo nuclear feito com o Irã mais os EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha tem como objetivos: impedir que o Irã desenvolva uma bomba nuclear e de garantir que o programa nuclear iraniano seja apenas para fins pacíficos.
Com isso o Irã assumiu compromissos como reduzir a sua capacidade nuclear, permitir que a AIEA (Agência Internacional de Energia Nuclear) inspecionar suas instalações e fazer pesquisa e desenvolvimento, não acumulando urânio enriquecido.
Por outro lado, as grandes potências mundiais assumiram compromissos como liberar os ativos iranianos congelados, reduzir sanções econômicas a partir de 2016, cancelar restrições, em um período de três décadas, contra a aviação, o Banco Central e o Exército iraniano e por fim, retirar o Irã da lista de países sancionados pela ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário