O El Niño são alterações na temperatura da superfície da água no Oceano Pacífico ocasionando profundos efeitos no clima. O papel do El Niño no aquecimento e arrefecimento global ainda não tem um consenso.
O nome El Niño foi originário por pescadores do Peru que observavam as baixas capturas no mar aumentando a temperatura do oceano e a quantidade de peixes na região. Isto costumava acontecer no final do ano, com isso, a designação "O Menino" referindo-se ao Menino Jesus na época do Natal.
Em 2015, os institutos de meteorologia internacionais confirmaram a formação do fenômeno. A Bureau of Meteorology, a Agência Meteorológica do Japão e a National Oceanic and Atmospheric Administration confirmaram a formação do El Niño no fim do mês de Maio com intensidade prevista entre moderado e forte, podendo se estender até o fim do ano de 2015 e começo do ano de 2016.
No fim do mês de junho a região central e leste do Pacífico alcançou anomalias de temperatura equivalentes a El Niño em patamar forte. A previsões para o fim do ano apontam para um El Niño de intensidade muito forte.
O fenômeno El Niño ocorrendo principalmente no Pacífico Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário