Translate

terça-feira, 7 de julho de 2015

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

A Floresta Amazônica que é uma floresta latifoliada úmida tropical com uma área de 5 milhões e 500 mil km² pertencente a nove países (Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) sofre com o passar dos anos com o problema do desmatamento.
As principais fontes do desmatamento são os assentamentos e desenvolvimento da terra, principalmente com a agricultura e a pecuária extensiva, sendo que, o Brasil é o país com o maior índice de desflorestamento em área perdendo 5% do total de sua área florestal.
O total da área florestada desmatada na década de 2000 foi de 587 mil km², equivalente a uma área seis vezes maior que Portugal, 64% do território da Alemanha, 55% do território do Japão, 21% do território chinês de Sichuan e 84% do território americano do Texas.
O impacto do desmatamento da Amazônia tem acelerado o processo de formação de savanas, principalmente nos Estados de Mato Grosso e do Pará (grandes produtores de soja), áreas de produção bovina e o alto índice de extrativismo mineral.
Nos últimos anos, grupos ambientais como o Greenpeace pressionam as indústrias de soja e gado no Brasil para cobrar moratória nos produtos que forem cultivadas em terras desflorestadas. Grande parte dos ativistas estão preocupados com a perda da biodiversidade resultante da destruição da floresta, além da emissão de CO², acelerando o processo de aquecimento global.
A vegetação amazônica possui cerca de 10% das reservas de carbono em seu ecossistema comprovando que o desmatamento não-sustentável da floresta está levando a redução de chuvas e o aumento de temperatura no planeta.

Mapa do desmatamento da Amazônia brasileira. Agosto de 2009.

Então por que devemos estar sempre atentos e nos preocupando com os problemas do desmatamento na Floresta Amazônica?
  • Porque a Amazônia, assim como as grandes florestas do planeta, é um grande habitat natural para diversas plantas e animais; 
  • A Floresta Amazônica preserva biodiversidade e é de grande fator econômico e natural para os países que fazem parte da Amazônia Legal;
  • Essencial para o ciclo da água na região;
  • Influencia grande quantidade de chuva reciclada e grande quantidade de água retirada no solo;
  • A redução da mata nativa reduz sua densidade facilitando o crescimento de gramíneas, tornando a floresta vulnerável a incêndios florestais;
  • Essencial por armazenar grande parte de CO² existente no planeta, sendo que, sem a floresta, mais gás carbônico é emitido para a camada de ozônio prejudicando a emissão de oxigênio no planeta. 



Apesar de alguns dados do governo brasileiro dizendo que a situação da Amazônia houve uma redução no desmatamento no período de 1990 a 2004, este ritmo voltou a aumentar em 2012 registrando um aumento de 92%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário