Translate

sexta-feira, 31 de julho de 2015

PORQUE AINDA TRATAM A NOSSA EDUCAÇÃO DESSA MANEIRA?

Os alunos do 3º ano do ensino médio da escola Major Luiz Cavalcante, da rede pública de Alagoas, em Jacuípe (134 km de Maceió), são obrigados a assistirem aula em uma sala com goteiras. Na quarta-feira (29), eles protestaram e foram com guarda-chuvas e fizeram um vídeo mostrando a situação do local. É possível ver o chão da sala de aula molhado por conta da água.
A reclamação sobre a goteira dos alunos vem desde o começo do ano. "Na quarta-feira teve uma grande chuva e encheu o forro de água. Até pela lâmpada estava saindo água", contou.
Os estudantes foram transferidos para a sala de aula no início do ano – até então, o local estava sem utilização. "A gente estava em outra sala, e desde o começo do ano viemos e estamos sofrendo com as pingueiras. Na quarta-feira cansamos e fizemos esse vídeo para ver se resolvem", diz.
Além da goteira na sala, os alunos reclamam da situação precária da escola. "Não tem ventilador, tem muita banca velha, quebrada, e temos que nos ajeitar pra sentar. As janelas estão todas quebradas. Não tem bebedouro, a gente bebe água da torneira. A gente reclamou até à polícia, dizendo que a escola está abandonada e ficam fumando maconha na quadra ao lado e ficamos sentindo o cheiro na aula", disse.

A diretora da escola, relatou que o problema ocorre porque já existe uma nova escola pronta, para onde os alunos deveriam ter sido transferidos em breve, mas o acesso ainda não ficou pronto.
"A escola está sem verba desde o ano passado porque não pode usar nesse prédio, só pode no prédio novo. Esse acesso à nova escola será feito, já vieram as máquinas aqui, mas é preciso passar o período de chuva. A previsão é que nos mudemos no final de agosto", contou.
Segundo ela, o telhado da sala onde os alunos assistem aulas foi reformado no começo do mês. Ela culpou os gatos dos vizinhos, que quebrariam as telhas. "O retelhamento foi feito na semana do dia seis [de julho], em parceria com a prefeitura. Só que essa sala fica vizinha ao quintal das outras casas da rua, e os gatos sobem sempre e quebram. Já falei com os vizinhos, mas eles dizem que ninguém controla gato", diz.
Sobre a estrutura precária, Silva diz que a responsabilidade de manutenção é dos estudantes. "Algumas coisas como ventiladores e bancas quebradas foram os próprios alunos. No começo do ano reformamos tudo, fizemos conscientização, mas muitos não respeitam", lamentou.

Fonte: UOL Educação

quinta-feira, 30 de julho de 2015

RESGATE DE REFÉNS DO BOKO HARAM


Soldados nigerianos resgataram 71 crianças e mulheres reféns após tiroteios que mataram vários militantes do Boko Haram no nordeste, informou o Exército nigeriano. Alguns dos prisioneiros estavam sequestrados há mais de um ano, segundo relatos.
Um porta-voz do Exército afirmou que 12 pessoas foram resgatadas na quarta-feira, e na quinta-feira outras 59 foram retiradas de aldeias a cerca de 40 quilômetros ao sul de Maiduguri, maior cidade do Nordeste, onde o Boko Haram predomina.
Em outras libertações recentes, idosos também foram retirados de áreas controladas pelo grupo.
Soldados levam crianças resgatadas em Maiduguri /AFP

Centenas de reféns foram libertados em março, quando o Exército declarou que havia tomado de volta todas as cidades controladas pelo Boko Haram. Os extremistas islâmicos, no entanto, continuam a lançar ataques suicidas e invasões a aldeias no Nordeste.
Também na quinta-feira, o Chade relatou ter matado 117 jihadistas em duas semanas, em operações no entorno do fronteiriço Lago Chade. O país comanda uma coalizão com Nigéria, Camarões e Níger para tentar conter o grupo terrorista.
No mesmo dia, os nigerianos anunciaram que o major general Iliyasu Isah Abbah comandará as forças a partir de N’Djamena, capital chadeana.

O líder Abubakar Shekau e os terroristas do Boko Haram.

Fonte: O Globo

quarta-feira, 29 de julho de 2015

INDICAÇÃO DE FILME 05

Hoje, nos 70 anos da II Guerra Mundial, vou indicar dois dos melhores filmes que já vi sobre a II Guerra.
O primeiro é filme "O Jogo da Imitação" que fala sobre um pioneiro na computação que levou um grupo de estudiosos no projeto Ultra, a fim quebrar os códigos de guerra da Alemanha Nazista, ajudando a salvar milhões de vidas e logo depois é condenado pela sua homossexualidade.
E o segundo filme, é um filme brasileiro chamado "Estrada 47" que fala sobre os nossos "pracinhas", os soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na II Guerra Mundial, principalmente no território italiano. sobre um fato completamente esquecido pelos brasileiros e no exterior.

terça-feira, 28 de julho de 2015

POR QUE SOMOS TÃO BUROCRÁTICOS?

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope, 77% das pessoas entrevistadas dizem que o Brasil é um país muito burocrático, e que 62% dizem que a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo. O levantamento foi feito com 2.002 pessoas em 142 municípios.
Devido o grau de dificuldade para a realização de serviços ou procedimentos no país, parte da população brasileira afirma ter recorrido ao uso de despachantes ou empresas especializadas ou ter pedido ajuda/auxílio de parentes ou amigos para a realização de serviços ou procedimentos.
Entre as opções de serviços ou procedimentos elencados na pesquisa, fazer imposto de renda foi a opção em que os entrevistados dizem mais ter demandado auxílio de profissionais especializados, sendo que: 
  • 41% não sabem declarar o Imposto de Renda sozinhos;
  • 29% tem contrato com uma empresa especializada para realizar o procedimento e; 
  • 12% disseram ter buscado ajuda de parentes ou familiares.

Em seguida, aparece o encerramento de empresa, procedimento para o qual:

  • 27% contrataram uma empresa especializada. 


Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros acreditam que os serviços ou procedimentos mais complicados de acordo com a ordem são:

  1. Encerrar uma empresa, 
  2. Abrir ou constituir uma empresa, 
  3. Comprar um imóvel, 
  4. Fazer um inventário e, 
  5. Requerer aposentadoria ou pensão. 
  6. Tirar passaporte, 
  7. Conseguir licenças para construção ou reforma da casa 
  8. Alugar um imóvel.  
Os procedimentos considerados menos difíceis são:
  1. Tirar o CPF, 
  2. Tirar o RG, 
  3. Tirar a carteira de trabalho (CTPS), 
  4. Fazer o registro de nascimento e 
  5. Fazer o registro de casamento.

Entre os procedimentos em que os entrevistados menos precisaram de ajuda estão:

  • Limpar o nome na Serasa ou no Serviço de Proteção ao Crédito, 
  • Pedir o desligamento de serviços de água e luz, 
  • Receber direitos trabalhistas, como FGTS e seguro-desemprego. Nesses três casos, mais de 90% das pessoas afirmaram terem feito o trabalho sozinhas.

Na avaliação de 77% dos brasileiros, os documentos de identificação, como carteira de identidade, CPF, carteira de motorista, título de eleitor e cartão do PIS-Pasep deveriam ser unificados. 
"A medida reduziria o excesso de documentos exigidos para que os cidadãos possam exercer seus direitos e deveres", pesquisa CNI.
Entre as pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos: 
  • 81% defendem a unificação dos documentos de identificação caindo para 70% entre os que têm renda familiar de até um salário mínimo, informa a pesquisa feita entre 5 e 8 de dezembro de 2014.

Ainda de acordo com a pesquisa, 74% concordam total ou parcialmente que o excesso de burocracia desestimula os negócios, incentiva a corrupção e a informalidade e faz o governo a gastar mais do que o necessário. 
Indica ainda que 77% acreditam que o excesso de burocracia é uma das principais dificuldades para o crescimento da economia brasileira. Entre as pessoas com renda familiar acima de 5 salários mínimos, esse número sobe para 82%.
Mostra ainda que 60% das pessoas concordam totalmente ou em parte que a burocracia afeta mais as empresas do que os cidadãos. Além disso, 75% afirmam que o excesso de burocracia eleva os preços dos produtos e serviços. Na região Sul, esse número aumenta para 84% e, no Sudeste, alcança 80%.
A maioria da população brasileira acha que a redução da burocracia deve ser uma das prioridades do governo: 

  • 42% concordam totalmente que o governo deveria eleger o combate à burocracia como uma de suas prioridades e 
  • 30% concordam parcialmente. 
  • 7% discordam totalmente da afirmativa.
Fonte: Portal G1

sexta-feira, 24 de julho de 2015

MASSACRE DE BALEIAS NAS ILHAS FAROE

A organização ambientalista "Sea Shepherd Global" denunciou o massacre de 250 baleias-piloto, nas Ilhas Faroe, um território dependente da Dinamarca, no Atlântico Norte, entre Escócia e Islândia, na última quinta-feira. 
A prática conhecida como “grindadráp” (“matança de baleias”) é tradição anual dos moradores locais, que usam arpões e facas para matar os animais. 
De acordo com a publicação, os mamíferos foram levadas até a orla das praias em Bour e Tórshavn, onde foram cercados e mortos. 

Imagens divulgadas pela Sea Sheherd onde é possível ver sangue dos bichos manchou o mar de vermelho.

De acordo com a organização, a marinha dinamarquesa deu apoio à realização do evento. 
“É incompreensível que a Dinamarca, uma nação membro da União Europeia, que luta contra esse tipo de prática, possa justificar sua participação nesse massacre” Wyanda Lublink.
 O “grindadráp” é legalizado pelas autoridades dinamarquesas.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

EL NIÑO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

O El Niño são alterações na temperatura da superfície da água no Oceano Pacífico ocasionando profundos efeitos no clima. O papel do El Niño no aquecimento e arrefecimento global ainda não tem um consenso.
O nome El Niño foi originário por pescadores do Peru que observavam as baixas capturas no mar aumentando a temperatura do oceano e a quantidade de peixes na região. Isto costumava acontecer no final do ano, com isso, a designação "O Menino" referindo-se ao Menino Jesus na época do Natal. 
Em 2015, os institutos de meteorologia internacionais confirmaram a formação do fenômeno. A Bureau of Meteorology, a Agência Meteorológica do Japão e a National Oceanic and Atmospheric Administration confirmaram a formação do El Niño no fim do mês de Maio com intensidade prevista entre moderado e forte, podendo se estender até o fim do ano de 2015 e começo do ano de 2016.
No fim do mês de junho a região central e leste do Pacífico alcançou anomalias de temperatura equivalentes a El Niño em patamar forte. A previsões para o fim do ano apontam para um El Niño de intensidade muito forte.
O fenômeno El Niño ocorrendo principalmente no Pacífico Sul.





terça-feira, 21 de julho de 2015

CURIOSIDADES SOBRE O QUADRO "O GEOGRÁFO"

O quadro de Johannes Vermeer de 1669 representando a profissão do geografo é uma alusão ao olhar, a concentração e a percepção do geografo com o meio.

Este quadro representa o espírito e o olhar dado pelo profissional da Geografia com o mundo. É considerada por muitos geográfos como a principal representação do profissional e além de tudo, do amante da Geografia, a nossa nobre ciência.
Vermeer foi um pintor holandês da cidade de Delft, considerado um dos mais famosos pintores do século XVII na Idade de Ouro Holandesa. Ele viveu de 1632 a 1675 e a ele estão atribuídos 34 trabalhos.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

BANDEIRA CUBANA É HASTEADA EM WASHINGTON 54 ANOS DEPOIS

Bandeira cubana sendo hasteada no edifício da embaixada cubana em Washington

Os Estados Unidos e Cuba retomaram formalmente nesta segunda-feira (20 de julho) suas relações diplomáticas, com o hasteamento da bandeira cubana no departamento de Estado americano, um gesto histórico que põe fim a décadas de hostilidades entre os adversários da Guerra Fria.
A bandeira cubana se somou às demais bandeiras de outros países que ondeiam no lado de fora do prédio em Washington.
A bandeira também foi hasteada na missão diplomática de Havana em Washington - elevada à condição de embaixada depois da retomada as relações diplomáticas pela primeira vez desde 1961.
A seção de interesses dos Estados Unidos na capital cubana também assumiu a condição de embaixada, apesar da cerimônia formal estar programada para as próximas semanas, quando o secretário de Estado americano John Kerry visitar o lugar e hastear a bandeira.
Porém, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, exigiu aos Estados Unidos o fim do embargo e a devolução do território no qual está a base naval de Guantánamo em um combativo discurso por ocasião da reabertura da embaixada cubana em Washington.
"É grande o desafio porque nunca houve relações normais entre EUA e Cuba, apesar de um século e meio de intercâmbios entre seus povos".


O ministro das Relações Exteriores felicitou os funcionários de ambos países que participaram das negociações para a normalização das relações, por terem conseguido que ondeie de novo em Washington a "bandeira da estrela solitária".
A bandeira içada no edifício que desde 1977 acolhia o Escritório de Interesses de Cuba é a mesma que foi tirada há 54 anos, quando os países romperam relações, e desde então foi conservada por uma "família de libertadores" na Flórida e depois em um museu, "antecipando que este dia chegaria", destacou Rodríguez.
O chanceler transferiu aos presentes ao ato de reabertura da embaixada o compromisso do governo cubano para avançar nas relações entre os dois países.
"Hoje é aberta a oportunidade de voltar a fundar relações bilaterais novas e distintas frente a tudo e ao anterior. Para isso, o governo cubano compromete toda sua vontade e pede a devolução de Guantánamo, o fim do bloqueio e o respeito da soberania de Cuba".
Só levantando o embargo e devolvendo a base de Guantánamo que dará sentido ao que estamos vivendo hoje, advertiu Rodríguez, que avisou que:
 "Persistir nos objetivos obsoletos não ajudará ao interesse dos Estados Unidos".

Homem andando com as bandeiras dos Estados Unidos e Cuba.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

MERCOSUL E A FUTURA ADESÃO DA BOLÍVIA

O Mercosul, bloco econômico composto por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, este último, aderiu ao bloco em 2012.

Este organismo sucedeu a ALADI (Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Integração) na década de 1980. O primeiro documento oficial do Mercosul foi a Declaração do Iguaçu, acordo bilateral entre Brasil e Argentina, fixando o estabelecimento de um mercado comum, onde futuramente outros países latino-americanos poderiam se integrar.
Em 1991, Paraguai e Uruguai tornam-se signatários do bloco a partir do Tratado de Assunção estabelecendo o Mercado Comum do Sul. Somente a partir de 1º de janeiro de 1995, o bloco passa a ter status de união aduaneira, onde todos os signatários podem cobrar as mesmas cotas de importações dos demais países, sendo uma TEC (Tarifa Externa Comum).

A entrada da Venezuela é mais recente. Inicia-se em 2003, durante uma cúpula em Montevidéu, no Uruguai, no entanto, a Venezuela só foi elevada a status de membro do bloco em julho de 2004, só que o país ainda não tinha direito a voto, só direito a voz com forte resistência dos congressos nacionais do Brasil e do Paraguai (o congresso paraguaio jamais aprovou a adesão da Venezuela, mas o país foi suspenso e só retornou em 2013).
Hoje (17 de julho), durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul em Brasília, os presidentes dos cinco países-membros assinaram o protocolo de adesão da Bolívia, mas o país andino só será aprovado como membro após a aprovação dos congressos nacionais dos países-membros. Os congressos de Argentina, Uruguai e Venezuela já ratificaram o ingresso da Bolívia no bloco, faltando apenas a ratificação do Brasil e do Paraguai.
Porém, essa ampliação divide opiniões de estudiosos em relações internacionais. Por um lado, diz que o ingresso da Bolívia atrapalharia a abertura comercial para outros acordos internacionais. E de outro lado, a entrada da Bolívia seria importante para dar fôlego ao bloco e a integração regional.









quinta-feira, 16 de julho de 2015

GIS_03

Hoje, vou postar aqui no blog um site para quem é interessado em Geoprocessamento e quer saber de notícias e informações sobre o SIG.


Entrem no site.

Forte Abraço. 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

INDICAÇÃO DE FILME 04

Hoje vou indicar um filme relacionado a Irlanda na década de 20, e principalmente sobre o surgimento do Exército Republicano Irlandês (IRA) e o partido político nacionalista Sinn Fein.
O filme de 2006, retrata quando os trabalhadores irlandeses se reúnem para combater as tropas britânicas, que tentavam impedir a independência do país.


terça-feira, 14 de julho de 2015

IRÃ E O ACORDO NUCLEAR


Hoje (14 de julho), o Irã e as grandes potências globais fizeram um acordo nuclear impedindo o país pérsico de desenvolver uma bomba atômica.
Com isso, o Irã irá permitir que inspetores internacionais possam ir ao país em troca da suspensão de sanções internacionais, porém, submetido a um embargo comercial por cinco anos.

Iranianos comemoram o acordo nuclear feito com as potências mundiais.

O acordo nuclear feito com o Irã mais os EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha tem como objetivos: impedir que o Irã desenvolva uma bomba nuclear e de garantir que o programa nuclear iraniano seja apenas para fins pacíficos.
Com isso o Irã assumiu compromissos como reduzir a sua capacidade nuclear, permitir que a AIEA (Agência Internacional de Energia Nuclear) inspecionar suas instalações e fazer pesquisa e desenvolvimento, não acumulando urânio enriquecido.
Por outro lado, as grandes potências mundiais assumiram compromissos como liberar os ativos iranianos congelados, reduzir sanções econômicas a partir de 2016, cancelar restrições, em um período de três décadas, contra a aviação, o Banco Central e o Exército iraniano e por fim, retirar o Irã da lista de países sancionados pela ONU.






segunda-feira, 13 de julho de 2015

DIA INTERNACIONAL DO ROCK

Hoje é o dia internacional do rock, e coloco um clipe que mescla heavy metal com sustentabilidade.

E um feliz dia do rock para todos.


sexta-feira, 10 de julho de 2015

GIS_02

Hoje acabei de assistir uma aula de Geoprocessamento pela internet.

E tem essa em inglês.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

GIS_01

Hoje vou falar sobre Geoprocessamento, que é um processamento informatizado de dados geográficos utilizando informações cartográficas (mapas, plantas e cartas topográficas) e de informações que associam as coordenadas destas informações cartográficas.
Também considerada uma disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas para as informações geográficas nas áreas de Cartografia, Análise de Recursos Naturais, Transportes, Comunicações, Energia e Planejamento Urbano e Regional.
Também chamado de SIG (Sistema de Informações Geográficas), integra dados de diversas fontes e banco de dados georreferenciados.
O software de GIS mais conhecidos por técnicos e especialistas é o ArcGIS, porém, tem surgido diversos softwares livres de Geoprocessamento sendo os mais conhecidos o QGIS, SPRING, JUMP, OpenEv, Grass, dentre outros.

Os links dos principais softwares livre de Geoprocessamento, para quem tiver interesse em conhecer e se aprofundar nesses programas são:

QGIS

SPRING

JUMP

OpenEv

Grass








terça-feira, 7 de julho de 2015

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

A Floresta Amazônica que é uma floresta latifoliada úmida tropical com uma área de 5 milhões e 500 mil km² pertencente a nove países (Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa) sofre com o passar dos anos com o problema do desmatamento.
As principais fontes do desmatamento são os assentamentos e desenvolvimento da terra, principalmente com a agricultura e a pecuária extensiva, sendo que, o Brasil é o país com o maior índice de desflorestamento em área perdendo 5% do total de sua área florestal.
O total da área florestada desmatada na década de 2000 foi de 587 mil km², equivalente a uma área seis vezes maior que Portugal, 64% do território da Alemanha, 55% do território do Japão, 21% do território chinês de Sichuan e 84% do território americano do Texas.
O impacto do desmatamento da Amazônia tem acelerado o processo de formação de savanas, principalmente nos Estados de Mato Grosso e do Pará (grandes produtores de soja), áreas de produção bovina e o alto índice de extrativismo mineral.
Nos últimos anos, grupos ambientais como o Greenpeace pressionam as indústrias de soja e gado no Brasil para cobrar moratória nos produtos que forem cultivadas em terras desflorestadas. Grande parte dos ativistas estão preocupados com a perda da biodiversidade resultante da destruição da floresta, além da emissão de CO², acelerando o processo de aquecimento global.
A vegetação amazônica possui cerca de 10% das reservas de carbono em seu ecossistema comprovando que o desmatamento não-sustentável da floresta está levando a redução de chuvas e o aumento de temperatura no planeta.

Mapa do desmatamento da Amazônia brasileira. Agosto de 2009.

Então por que devemos estar sempre atentos e nos preocupando com os problemas do desmatamento na Floresta Amazônica?
  • Porque a Amazônia, assim como as grandes florestas do planeta, é um grande habitat natural para diversas plantas e animais; 
  • A Floresta Amazônica preserva biodiversidade e é de grande fator econômico e natural para os países que fazem parte da Amazônia Legal;
  • Essencial para o ciclo da água na região;
  • Influencia grande quantidade de chuva reciclada e grande quantidade de água retirada no solo;
  • A redução da mata nativa reduz sua densidade facilitando o crescimento de gramíneas, tornando a floresta vulnerável a incêndios florestais;
  • Essencial por armazenar grande parte de CO² existente no planeta, sendo que, sem a floresta, mais gás carbônico é emitido para a camada de ozônio prejudicando a emissão de oxigênio no planeta. 



Apesar de alguns dados do governo brasileiro dizendo que a situação da Amazônia houve uma redução no desmatamento no período de 1990 a 2004, este ritmo voltou a aumentar em 2012 registrando um aumento de 92%.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

ÍNDICAÇÃO DE FILME 03

Hoje irei indicar mais um documentário de filme, desta vez é um documentário brasileiro chamado "Mar sem fim: Viagem à Antártica". 
O link deste filme é:

Neste site tem o link deste e de outros filmes sobre sustentabilidade, unidades de conservação e assuntos sobre oceanos, ONGs e vida marítima.
Trata-se de um filme em formato de série que fala sobre os problemas ambientais, a degradação ambiental gerada pelos seres humanos e a influência deste para com os problemas das gerações futuras.

Assistam.

sábado, 4 de julho de 2015

OPINIÃO_02

Na última quarta-feira, foi aprovada na Câmara dos Deputados, após uma manobra do presidente da Câmara, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. 
Eu, pessoalmente, acho um absurdo este PL, porque ao invés desses parlamentares (eleitos com o nosso voto) resolverem o problema da educação no Brasil, que está entre os mais defasados do mundo, eles preferem tapar o sol com a peneira criando absurdos cada vez maiores. Ou eles acham que reduzir a maioridade penal resolve o problema do país?
Eu, que já trabalhei como professor, entendo esta situação, não sou um exímio especialista, mas eu entendo o que é uma sala de aula, carteira, quadro e alunos. Redução da maioridade penal não é a solução, EDUCAÇÃO (em caixa alta, negrito e sublinhado) é a solução, só quando resolvermos um dia (se este dia acontecer) resolveremos os problemas do país, e quem sabe acabar com o complexo de vira-lata, o "jeitinho" brasileiro e a nossa corrupção passiva (omissão, acomodação, falta de opinião), que acaba enraizada em cada um de nós.

Redução da maioridade penal = Perda de tempo
EDUCAÇÃO = Ganho de tempo, de vida, cultura, conhecimento, sabedoria e outros benefícios mais.

Sem mais palavras,
Obrigado pela atenção. 

sexta-feira, 3 de julho de 2015

CONFLITO DE BEAGLE: CHILE VS ARGENTINA

Em postagens anteriores, eu havia falado sobre a Guerra do Pacífico que foi o confronto entre Chile, Peru e Bolívia. Agora, continuando no cenário sul-americano, falarei sobre outro conflito de grande tensão no continente.
Este conflito envolve mais vez o Chile, só que desta vez, com a Argentina, chamado de Conflito de Beagle, por causa do estreito de Beagle, Conflito do Cone Sul ou Conflito da Patagônia.
Região do Canal de Beagle, reivindicada por Chile e Argentina. 

Muito deste conflito, ocorrido no auge das ditaduras chilena e argentina, de Pinochet e Videla, respectivamente. O auge desta tensão ocorreu em 1978, chegando na iminência de uma guerra entre os países, chegando a uma incursão militar na região.
A guerra, propriamente dita, não ocorreu literalmente após uma mediação pontifícia do Papa João Paulo II no final de 1978, chegando a um acordo sobre os limites territoriais da região.
Este conflito voltou a tona por conta da final da Copa América entre as seleções nacionais do Chile e da Argentina onde torcedores argentinos cantavam uma versão da música 'Décime que se siente' alusiva ao Brasil na Copa de 2014, mas agora com teor ofensivo ao Chile em alusão ao Conflito de Beagle, o apoio chileno a Grã-Bretanha na Guerra das Malvinas e do tsunami ocorrido no Chile em 2010. 

quinta-feira, 2 de julho de 2015

GRÉCIA: PAGAMENTO OU CALOTE?


A crise grega iniciada em 2010 e que dura até os dias atuais que começou com a crise da Zona do Euro em 2008.
Logo após, a Grécia teve que adotar os chamados "pacotes de austeridade" (austeridade = significa um grande rigor no controle de gastos, ou no popular, economizar ou murinhar), até agora, foram cinco pacotes de austeridade que foram:
  • O primeiro pacote com a assinatura de um memorando de entendimento com o FMI e o Banco Central Europeu relativo a um empréstimo de 80 milhões de euros;  
  • O segundo pacote também chamado de Lei de Proteção da Economia em que houve:
    • Corte de 30% em subsídios e o fim do bônus de ausência;
    • Corte de 12% em bônus públicos;
    • Corte de 7% nos salários dos funcionários públicos e privados;
    • Aumento das taxas do IVA (Imposto sobre valor acrescentado) de 4,5% para 5%, de 9% para 10% e de 19% para 21%;
    • Aumento do imposto sobre a gasolina de 15% e;
    • Aumento de impostos nos carros importados entre 10% e 30%.
  • O terceiro pacote que inclui:
    • Corte de 8% sobre os subsídios do setor público;
    • Retorno de um imposto sobre elevadas pensões;
    • Aumento do valor de propriedade;
    • 10% de aumento de impostos de luxo e sobre as bebidas alcoólicas, cigarros e combustível e;
    • Fundo de estabilidade financeira.
  • O quarto pacote, introduzido em 2011, que inclui medidas como:
    • Aumento de privatizações e vendas de propriedades do governo;
    • Aumento de impostos para pessoas com renda anual de 8 mil euros de imposto extra e;
    • Imposto adicional de 2% para combater o desemprego.
  • O quinto pacote, introduzido este ano, que inclui:
    • O não-pagamento de uma parcela de 1,6 milhão de euros de um empréstimo concedido pelo FMI sendo que a Grécia deve um total de 271 bilhões de euros.

Atualmente existem diversas campanhas online, os chamados "crowdfunding" para que os europeus ajudem a Grécia a pagar a dívida, exigindo que cada europeu doe no mínimo 3,25 euros para cobrir o pagamento. 
Até o momento, a campanha conseguiu arrecadar 270 mil euros de 1700 doadores.
Neste próximo domingo, dia 5 de julho, será realizado um referendo onde os gregos deverão decidir se aceitam ou não as novas medidas de austeridade impostas pelos credores internacionais. 
As consequências do resultado do referendo podem ter as seguintes possibilidades que seriam:
  • Caso o "sim" vencesse:
    • Criaria um enorme problema político, devido ao fato do governo grego apoiar o "não", aprofundando a crise.
  • Caso o "não" vencesse:
    • Incerteza econômica podendo levar a saída da Grécia da Zona do Euro, retornando a sua antiga moeda, o "dracma";
    • Geraria o efeito Grexit, junção das palavras Grecce (Grécia) + Exit (saída);
    • Poderia levar os outros países-membros da Zona do Euro a uma avaliação se querem ou não a Grécia no bloco.

E então, o que a Grécia, berço da civilização ocidental, terra dos grandes pensadores e filósofos deve fazer. Pagar a dívida com o FMI e o Banco Central Europeu ou deve dar o calote na dívida e continuar com os seus pacotes de austeridade?

quarta-feira, 1 de julho de 2015

INDICAÇÃO DE FILME 02

Hoje vou indicar uma série de documentários da ESPN que se chama "Memórias do Chumbo - O Futebol nos Tempos do Condor" que fala sobre a relação entre futebol e ditadura no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.
Estas ditaduras tiveram um grande apoio financeiro por parte dos EUA para evitar um avanço soviético na América Latina, depois da invasão da Baía dos Porcos em Cuba, com grande ajuda soviética.
Logo após, os EUA dão suporte as ditaduras latino-americanas com a Operação Condor.

Esses são os documentários:
- O primeiro é o do Brasil, que faz a ligação da ditadura militar com a Copa de 70.
- O próximo fala sobre a ditadura de Jorge Videla na Argentina, a ligação da junta militar com a Copa de 78 e o drama das mães da Praça de Maio.
- O próximo fala sobre a ditadura uruguaia, o desaparecimento de pessoas e a importação de torturadores.
- E o último documentário fala a ditadura no Chile, comandada por Augusto Pinochet, fala sobre a tortura no Estádio Nacional de Santiago e a luta dos jogadores da seleção chilenas contrários a ditadura e a tortura em seu país.