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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

A GESTÃO AMBIENTAL E O ECODESIGN

  • Os consumidores tem estado cada vez mais atentos e tem buscado produtos de empresas que demonstrem preocupação ambiental em sua produção. Uma das diversas maneiras de se engajar nessas questões é o desenvolvimento de produtos mais amigáveis com o meio ambiente, através do ecodesign.
O Conceito
  • Segundo o Ministério do Meio Ambiente, ecodesign é: projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que reduzirão o uso dos recursos não-renováveis ou diminuirão seus impactos ambientais durante seu ciclo de vida. Em outras palavras, é a inclusão do pensamento do ciclo de vida no projeto, de forma a elaborar produtos mais simples, que consomem menos materiais e energia, duram mais e reduzem a geração de resíduos.
Os benefícios do Ecodesign
A Redução de Impactos
  • Aplicação do ecodesign tem o objetivo de reduzir a geração de impactos de um produto em todo o seu ciclo de vida, mas é nas etapas finais que esses ganhos são mais visíveis, principalmente pelo prolongamento da fase de uso e pelas possibilidades ambientalmente mais corretas de fim de vida, incluindo retornos para o próprio ciclo.
  • Indiretamente, essas alterações surtem efeitos positivos nas etapas anteriores, por exemplo, exigindo menos consumo de matérias-primas virgens, reduzindo processos de fabricação e diminuindo logísticas. Seus objetivos seguem os mesmos propostos por leis internacionais e nacionais como a Política Nacional de Resíduos Sólidos que instituiu o conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida em determinados produtos, incluindo logística reversa e hierarquia de prioridades para o gerenciamento de resíduos sólidos.
Benefícios ambientais
  • Ao implementar ecodesign nos produtos, as empresas podem obter benefícios em diversos setores diferentes da sua cadeia produtiva:
Matérias-primas
  • Seu consumo é drasticamente reduzido à medida que os produtos são projetados para durar mais e para serem reaproveitados após o seu descarte.
  • Menos consumo de materiais da natureza significa diminuir impactos ao meio ambiente.
Energia
  • Assim como as matérias-primas, o ecodesign geralmente surte um efeito positivo no balanço energético das cadeias. O simples fato de reutilizarmos determinado equipamento significa que toda a energia que seria necessária para a sua fabricação não é mais necessária. Além disso, possibilitar que determinado produto volte ao ciclo de vida (através de estratégias de reuso, remanufatura e reciclagem) ao invés de ser disposto em aterro, é evitar que a energia incorporada nele seja desperdiçada.
Transportes
  • Embora muitas das estratégias de ecodesign resultem na necessidade de uma logística reversa quando o produto é descartado, a diminuição nos consumos de materiais para novos produtos acaba por tornar desnecessários transportes importantes (muitos deles internacionais) ao ponto de compensar e até mesmo ultrapassar o aumento causado pelo recolhimento do material.
Resíduos
  • A sua geração é drasticamente reduzida ao inserirmos iniciativas de ecodesign no desenvolvimento de produtos. Geralmente suas estratégias objetivam descartar somente o que não tem mais potencial nenhum de ser aproveitado, quando um material passa a ser entendido como um rejeito. Como se vê, o ecodesign representa um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável, pois insere o pensamento do ciclo de vida na concepção do produto. Suas estratégias são uma resposta ao que precisamos como sociedade moderna, e será cada vez mais requisitada pelos consumidores. As empresas que estão adotando essa estratégia estão estabelecendo um benchmarking em seus produtos e antecipando-se a concorrência.

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