Translate

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

TRATAMENTO E CONSISTÊNCIA DE DADOS

  • Eventuais problemas nos equipamentos de medida ou mesmo na atividade do operador podem ocasionar períodos com falhas nas observações ou mesmo sem registro de informações.
  • Por exemplo, podem haver observações registradas em datas inexistentes (30 de fevereiro, 31 de setembro, etc.), caderneta de campo preenchida com valores exorbitantes, resultado equivocado de somas, danos nos aparelhos, obstrução da transmissão por conta de crescimento de vegetação em torno, etc.
  • No processo de tratamento de dados, é possível preencher essas falhas, por meio de dados de estações vizinhas. Tal medida não substitui as informações reais, podendo ser adotada para dados de período anual, ou, no mínimo, mensal.
  • Para preenchimento de falhas, existem dois métodos: método de ponderação regional e método linear. Para verificar a consistência dos dados, utiliza-se a metodologia denominada massa dupla. Todas essas técnicas envolvem a utilização de postos próximos.
  • O método de ponderação regional é simples, e sua aplicação descomplicada é adotada para o preenchimento de sequências mensais e anuais. Apesar de simplificado, o método apresenta limitações e condições: é necessário que a região que a região climática entre os postos seja similar, além de não ser possível adotá-lo para o preenchimento de indicadores diários, por conta das variações temporais e espaciais das precipitações para episódios de constância pequenas ou médias.
  • O método da regressão linear, como o próprio nome sugere, é aplicado a partir de equação linear, por meio da qual gera os dados correspondentes ao período de fala. Utiliza uma regressão linear simples ou múltipla para gerar informação no intervalo falho.
  • Análise de consistência de dados é um processo aplicado é um conjunto de procedimentos que verifica se os dados obtidos a partir dos métodos de preenchimento são coerentes e se não foram afetados por erros, como desvios sistemáticos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário