Translate

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

TELEMETRIA E SISTEMAS DE TRANSMISSÃO DE DADOS (SATÉLITE, GPRS, RÁDIO)

  • Telemetria é uma tecnologia de transmissão remota de dados que utiliza recursos de medições e coleta de dados para estabelecer comunicação com um receptor que processa os dados coletados.
  • Um sistema de telemetria, geralmente, é estabelecido por um Centro de Controle e Operação (CMO) e suas repartições remotas; estas, por sua vez, possibilitam a concepção e a gestão dos processos mais importantes de estação.
  • No setor de saneamento, a telemetria tem a finalidade de simplificar as leituras. Com um hidrômetro digital, o consumo integral é transmitido por radiofrequência a uma antena receptora.
  • Mesmo em locais que exigem um leiturista, os dados de consumo são assimilados por uma antena portátil, que, instalada em uma motocicleta ou carro, permite que o profissional responsável pela leitura, exerça sua função sem precisar acessar cada uma das residências ou estabelecimentos.
  • Nesses casos, para assegurar a confidência das informações veiculadas pela telemetria é fundamental que cada equipamento de hidrômetro tenha uma chave de segurança e uma identidade exclusiva.
  • Dentre as muitas vantagens da telemetria, as principais são: reduzir despesas operacionais de locomoção de pessoal; monitorar simultaneamente a operação de todos os equipamentos; acionar e desligar remotamente as estações elevatórias; alertar falhas de funcionamento e de equipamentos, vazamentos, níveis irregulares, pressões e invasões.
  • As formas mais tradicionais de cominicações das estações de telemetria são fibra ótica, GPRS e rádio. A fibra ótica apresenta vantagens com relação à velocidade e por ser inatingível à intervenção eletromagnética. Porém, esse uso é de alto custo, pois exige a concepção de muitas estações com grande distância entre si. Em contrapartida, apresentam reduzidas taxas de transmissão.
  • As comunicações por rádio, mais comuns que o GPRS, podem ser estabelecidas em várias frequências. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) é o orgão regulamentador do serviço de rádio frequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário