As estações climaticas, estações meteorológicas, produzem dados que permitem monitorar as principais ocorrências físicas que afetam as condições do tempo. Uma estação climática padrão é constituída por uma cadeia de sensores individuais que registram ininterruptamene os indicadores meteorológicos. Esses indicadores são observados e documentados por um profissional, que os encaminha para um centro coletor.
A utilidade desses dados permite fazer a previsão do tempo e, com os anos, determinar o clima predominante de uma região, que, por sua vez, permitem planejar atividades nas áreas de agricultura, turismo, entre outras, tendo grandes benefícios para a economia do país.
O conjunto de instrumentos de uma estação climatológica fornecem dados sobre:
- Precipitação: Ou precipitação pluvial, como o nome sugere, é a chuva, fenômeno alimentador da fase terrestre do circuito hidrológico. Assim, é essencial para vários fatores, como infiltração de água no solo, escoamento nas superfícies, vazão dos rios, abastecimento de aquíferos, evapotranspiração e disponibilidade hidríca.
- Velocidade e direção do vento: Velocidade e direção são características usadas para especificar o vento, esse fenômeno de movimentação de ar, que parte de pontos de baixa pressão atmosférica para regiões onde essa pressão é mais baixa.
- Radiação Solar: A radiação é a energia que origina o ciclo hidrológico e possibilita a circulação atmosférica em larga escala. A radiação solar é o fenomêno de propagação da radiação eletromagnética a uma aceleração de 300.000 km/s.
- Umidade Relativa do ar: É a associação que se faz entre a pressão de vapor de água na atmosfera e a pressão de saturação do vapor na superfície de água na temperatura equivalente.
- Pressão Atmosférica: É a força que o ar exerce nas superfícies, ou seja, é a força , por fração de área, atingida por uma coluna de ar em uma posição determinada. Como um dos maiores determinantes dessa pressão atmosférica é a altitude, esse elemento climático acontece com diferentes intensidades, dependendo da região. No nível do mar, a coluna de ar nivela-se a 1atm ou 760mmHg.
- Temperatura do Ar: A temperatura compreende o fluxo de evapotranspiração: o calor sugado pela atmosfera e o calor exalado pelo solo terrestre elevam a temperatura do ar. Os índices de evapotranspiração aumentam à medida que o ar aquecido vai transmitindo energia às plantas, na condição de calor sensível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário