Translate

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ELEMENTOS DE CARTOGRAFIA DIGITAL

1. Fundamentos da Cartografia

  • Cartografia é a área da conhecimento ou conjunto de técnicas resultantes da observação direta ou indireta (por meio da análise de documentos) para produzir, analisar, interpretar e representar, por meio de mapas, planos cartesianos e outras formas de manifestação, espaços físicos, fenômenos, elementos e objetos em geral, para produção de documentos como mapas, cartas, maquetes e plantas. 
  • Retratar e representar os espaços natural e geográfico para a produção de cartas, mapas, plantas e maquetes.
2. Escala
  • A escala cartográfica é utilizada na confecção de mapas, para representar correlação área original x sua representação, em outras palavras, designar o total abreviado de um determinado espaço geográfico para inserir-se no local em que ele foi criado como material gráfico.
  • Os mapas são duplicações reduzidas de um campo específico. Essa redução transcorre proporcionalmente, isto é, preservando a correlação entre as dimensões reais e suas reproduções. Escala é, portanto, o resultado dessa proporção.
  • A escala cartográfica se subdivide em escala numérica, baseada em números, e escala gráfica, que recorre a uma sistematização.

  • Na ilustração acima, pode-se constatar, a respeito dos tipos de escala: a escala numérica representa, em fração a proporção, tendo a área do campo, seu numerador ("1") e, área real, seu denominador ("500.000"). A leitura do esquema é: 1 cm do mapa corresponde a 500.000 cm na prática.
  • Na escala gráfica, ocorre a representação direta do espaço relacional e as devidas dimensões. Deve-se ler: 1 cm do mapa corresponde a 5 km na área real, ou 2 cm do mapa são equivalentes a 10 km na prática. Em escalas que não indicam as medidas deve-se adotar a convenção em centímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário