Translate

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CATALUNHA VAI DECLARAR INDEPENDÊNCIA DE ACORDO COM O PRESIDENTE DA REGIÃO

A Catalunha vai declarar sua independência da Espanha em questão de dias, afirmou o líder da região autônoma, Carles Puigdemont.

De acordo com o referendo de domingo, que questionava a população catalã quanto a se separar ou não do restante da Espanha, foi duramente criticado pelo governo central espanhol e reprimido pela polícia central da Espanha.


Episódios de violência policial deixaram quase 900 feridos e despertaram mais protestos nessa região do nordeste espanhol. Durante a votação, 33 policiais foram feridos, de acordo com a imprensa local.

O referendo contou com o voto de cerca de 2,2 milhões de pessoas. Segundo o governo catalão, cerca de 90% votaram a favor da independência, mas os resultados oficiais ainda não foram divulgados. Além disso, o comparecimento às urnas foi de apenas 42% dos votantes.

O líder catalão chegou a aformar que buscaria um novo entendimento com o governo de Madri, mas este reagiu ameaçando suspender a autonomia catalã. O premiê espanhol, Mariano Rajoy, afirmou que a votação de domingo "zombou" da democracia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário