Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Inovações tecnológicas e sua influência na sustentabilidade ambiental

    O uso de tecnolias sustentáveis tem sido cada vez mais utilizada com o intuito e o objetivo de conservar os recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável, social e econômico para as gerações presentes e futuras, englobando um conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos para a produção de um produto.

    Nos dias atuais, as tecnologias e inovações tecnológicas tem exercido um papel importante na sustentabilidade ambiental quando possibilita a substituição de recursos não renováveis por recursos renováveis, como por exemplo: o uso de lâmpadas movidas a energia solar para iluminar ruas e avenidas, no lugar de lâmpadas incandescentes conectadas a rede elétrica local e aplicando à mudança de materiais não biodegradáveis para materiais biodegradáveis em sua produção.


    
As novas tecnologias tem melhorado a usuabilidade de uma determinada máquina, tornando-a mais eficiente sendo utilizado na ajuda de sensores de consumo/presença como no uso em torneiras de água podendo reduzir significativamente que eles sejam deixadas abertas. O mesmo conteúdo pode ser aplicado a energia elétrica (sensores de movimento) e mobilidade (desligamento automático do motor). O uso de tecnologias sustentáveis podem evitar a deterioração, poluição e outros efeitos ambientais adversos, resultantes de seu uso ou produção, como por exemplo, a utilização de satélites para o monitoramento das áreas protegidas, o mapeamento de focos de incêndio e a extração ilegal de madeira. Em conjunto com as inovações tecnológicas também é importante pensar em medidas e estratégias pessoais ou profissionais as tecnologias sustentáveis no cotidiano como o uso de eletrodomésticos com baixa eficiência energética, uso de sistema de energia solar por meio das placas fotovoltaicas, ou se não, trocar por lâmpadas de LED e lâmpadas inteligentes, a redução e o reuso de água melhorando o seu reaproveitamento e o uso de válvulas econômicas em descargas dos aparelhos sanitários.

    Por fim, é necessário estar aberto mentalmente com as novas possibilidades sustentáveis que estão surgindo como forma de equilíbrio ambiental para que o uso do termo desenvolvimento sustentável seja utilizado de forma mais correta e prática possível sendo um elemento abrangente na influência da sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento econômico e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário