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quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Desafios e oportunidades do trabalho remoto na era pós-pandemia

    A pandemia do COVID-19 iniciada em março de 2020 trouxe um grande desespero para a população mundial onde a falta de encontros pessoais foi ocasionada e com isso, fatores como o agrupamento ou aglomeração de pessoas deveria ser evitado e, consequentemente, o mercado de trabalho também sofreu com essas consequências. Contudo, os desafios e oportunidades de trabalho na pandemia começaram a surgir com o teletrabalho e o home office.

    No período pós-pandemia, as oportunidades referente ao home office começaram devido aos fatores como a Reforma Trabalhista ocorrida em 2017 quando houve a flexibilização dos contratos de trabalho que com a pandemia, as empresas foram obrigadas a aderir ao trabalho em home office. Com isso, houve um aumento de 30% em empregos em home office ou em trabalho híbrido, mesclando o presencial com o trabalho em casa.

    O trabalho remoto ultimamente tem sido discutido em diversas equipes e grupos de trabalho pelos benefícios trazido aos trabalhadores como por exemplo, os momentos com a família que antes eram mais amenos; aprender novas matérias ou especializar-se em cursos de formação por meio dos cursos online e a questão de tratar a saúde mental por meio de atividades físicas e aperfeiçoamento da mente e também para os trabalhadores que necessitavam de uma renda extra, tornou-se possível procurar por outras atividades laborais na modalidade "home office".

    Os pontos negativos do trabalho remoto tem sido expresso pelos líderes das organizações empresariais em que relatam problemas de se desconectarem fora do horário de trabalho, uso intensivo de videoconferências, maior carga cognitiva, menor socialização e fadiga laboral pela alta carga de serviço em um ambiente onde deveria ser de tranquilidade e harmonia para o trabalhador.

    Por fim, o trabalho remoto juntamente com as oportunidades no período pós-pandemia trouxe muitos desafios, tornando-se um excelente método de prestação de serviço em que privilegia os conhecimentos de tecnologia da informação e contribuindo para a condução deste método como a principal forma de emprego.

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