1. Formato de arquivos
- O termo "formato", nesse contexto, diz respeito à forma em que o arquivo é armazenado dentro do disco. O programa desenvolvido para abri-lo e lê-lo depende dessa informação, que deve ser escolhida ao salvar um arquivo.
- Os formatos mais usados são: TXT, DOC ou PDF: utilizados para armazenar textos - o formato PDF conserva sua estrutura independentemente do dispositivo e sistema operacional usado para acessá-lo. PPT, arquivos gerados no Power Point, programa gerador de slides de apresentação. JPEG e PNG, para arquivos de imagens.
2. Rede Hidrometeorológica Nacional
- A Rede Hidrometeorológica Nacional é constituída por mais de 4 mil estações de monitoramento pluvial, do nível da vazão dos rios, da qualidade das águas. Suas atividades são coordenadas pela Agência Nacional das àguas (ANA).
- A ANA fornece os dados referentes aos monitoramentos nos sistemas abaixo:
- Hidroweb (banco de dados da rede hidrometeorológica);
- Telemetria (informações hidrológicas em tempo real coletadas pelas Plataformas de Coletas de Dados - PCDs e propagadas por satélite);
- Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH
3. Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH
- O SIRH-DF é um conjunto consolidado de concessões e licenças para atividades relacionadas aos recursos hídricos, em suma: coletas de águas superficiais e subterrâneas e sua fiscalização; captação de imagens aéreas, dados de monitoramento remoto e no próprio local; informações sobre vazão de rios e córregos e sobre a qualidade da água e o volume dos reservatórios; confecção de mapas das áreas estudadas, bem como de documentos variados e boletins.
- Criado em 2017, pela Agência Reguladora de Águas e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), o sistema permite que agentes públicos, pesquisadores e até mesmo os cidadãos em geral, realizem consultas online das atividades desenvolvidas pela ADASA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário