Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Aula 12.1.2 - Extrativismo

Fala pessoal, neste vídeo falaremos sobre o conceito de extrativismo. A diferença entre os tipos de extrativismo dando sequência a aula 12 sobre os setores da economia e o conteúdo setor primário.
Aproveitem a aula e se inscrevam em nossas redes sociais:

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

ARMAZENAMENTO DE DADOS

 1. Formato de arquivos

  • O termo "formato", nesse contexto, diz respeito à forma em que o arquivo é armazenado dentro do disco. O programa desenvolvido para abri-lo e lê-lo depende dessa informação, que deve ser escolhida ao salvar um arquivo.
  • Os formatos mais usados são: TXT, DOC ou PDF: utilizados para armazenar textos - o formato PDF conserva sua estrutura independentemente do dispositivo e sistema operacional usado para acessá-lo. PPT, arquivos gerados no Power Point, programa gerador de slides de apresentação. JPEG e PNG, para arquivos de imagens.
2. Rede Hidrometeorológica Nacional

  • A Rede Hidrometeorológica Nacional é constituída por mais de 4 mil estações de monitoramento pluvial, do nível da vazão dos rios, da qualidade das águas. Suas atividades são coordenadas pela Agência Nacional das àguas (ANA).
  • A ANA fornece os dados referentes aos monitoramentos nos sistemas abaixo:
    • Hidroweb (banco de dados da rede hidrometeorológica);
    • Telemetria (informações hidrológicas em tempo real coletadas pelas Plataformas de Coletas de Dados - PCDs e propagadas por satélite);
    • Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH
3. Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos - SNIRH

  • O SIRH-DF é um conjunto consolidado de concessões e licenças para atividades relacionadas aos recursos hídricos, em suma: coletas de águas superficiais e subterrâneas e sua fiscalização; captação de imagens aéreas, dados de monitoramento remoto e no próprio local; informações sobre vazão de rios e córregos e sobre a qualidade da água e o volume dos reservatórios; confecção de mapas das áreas estudadas, bem como de documentos variados e boletins.
  • Criado em 2017, pela Agência Reguladora de Águas e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), o sistema permite que agentes públicos, pesquisadores e até mesmo os cidadãos em geral, realizem consultas online das atividades desenvolvidas pela ADASA. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Aula 12.1.1 - Agronegócio

Fala pessoal, neste vídeo continuaremos a aula sobre os setores da economia. Nesta aula, o tema será sobre o agronegócio que movimenta a economia brasileira sendo primordial para o país. Este tema é sequência da aula anterior que fala sobre o setor primário.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG)

 1. Tipos de dados

  • SIG ou Sistema de Informações Geográficas é uma associação de sistemas de software e hardwares que produzem, processam, armazenam, analisam e representam diversos e infindáveis dados sobre o espaço geográfico, tais como: imagens de satélite, cartas topográficas, tabelas e gráficos. A importância desses dados se dá porque possibilitam o estudo das evoluções do tempo e do espaço de uma ocorrência geográfica.
2. Compatibilização e padronização de dados cartográficos

  • Os SIGs possibilitam a compatibilização e a padronização de dados de diversas origens, como dados captados pelo GPS ou vias técnicas convencionais da Topografia, dados captados por sensores espaciais (sensoriamento/detecção remota).
3. Metadados

  • Os metadados são pontos ou marcações referenciais que viabilizam a compressão da informação ante todas as maneiras, ou seja, resumos de dados sobre o conteúdo ou a forma de uma fonte. 
  • Os metadados são informações que expandem os dados e cuja finalidade é manter-nos informados a seu respeito. Exemplo de metadados na gestão de arquivos em papel: localização física, n° de caixa, etiqueta de pasta, sistema de classificação. 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Aula 12.1 - Setor primário

Fala pessoal, neste vídeo começaremos a aula 12 falando sobre os setores da economia, e primeiramente, vamos falar sobre o setor primário da economia.
Aproveitem para se inscrever no canal, e também estamos com o Canal da Pangea no Facebook e no Instagram.

Se inscrevam lá também.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

NOÇÕES DE SENSORIAMENTO REMOTO

1. Espectro Eletromagnético

  • Trata-se de uma escala de radiações eletromagnéticas, na qual as ondas eletromagnéticas estão representadas em seus sete tipos: micro-ondas, infravermelho, raios e/x, raios gama, luz visível, ondas de rádio, ultravioleta. 
  • Propagando-se na velocidade da luz, as ondas, exceto a luz visível, obviamente, não pode ser notada naturalmente (olho nu).
  • Essa mediação é feita por meio das faixas do espectro, que indicam o compartilhamento da intensidade do eletromagnetismo, o espectro eletromagnético consegue medir as ondas do mesmo tipo. Estas, por sua vez, movem-se na mesma velocidade, distinguindo-se, apenas, com relação ao cumprimento e à frequência.  
2. Sensores ativos e passivos

  • A técnica empregada no tratamento, armazenamento e análise dos dados coletados é o sensoriamento remoto.
  • A aplicação desse método em ambientes naturais permite a descoberta de informações geográficas e históricas, aumento de áreas desmatadas e distribuição dos campos de floresta, entre outros.
  • Os equipamentos utilizados são de dois tipos, basicamente: sensores passivos e sensores ativos. Os sensores passivos reagem a dados já revelados (estímulos externos). Eles operam a partir da coleta da energia que é proferida ou refletida pela superfície terrestre.
  • Os sensores ativos, reagem a estímulos internos no processo de coleta de informações da superfície. Os dados captados por esses equipamentos são tratados em sistemas integrados ou algoritmos complexos, que originam dados e imagens conforme as necessidades determinadas.
3. Sistemas orbitais

  • Sistemas sensores são utilizados para obtenção de dados sobre a Terra em diversos níveis de observação.
  • Os sensores orbitais são classificados conforme os aspectos das órbitas dos satélites que os conduzem - aspectos tais como rotação e orientação relativas à Terra e altitude. Seus equipamentos são os satélites meteorológicos, de grande altitude, e os satélites de recurso terrestre, de baixa altitude.
  • Grande parte desses satélites é categorizada como heliosíncronos, pois, percorrem as distintas áreas do globo, com regularidade constante de local e hora.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Aula 11.4 - Espaço Urbano

Fala pessoal, neste vídeo encerramos o tema Urbanização finalizando a aula 11, falaremos mais especificamente nesta aula sobre o espaço urbano nas grandes cidades.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

CONFECÇÃO DE MAPAS BÁSICOS E BASES CARTOGRÁFICAS

  • Para confecção de um mapa, é preciso estar atento aos itens e símbolos que o caracterizam, de fato, como mapa ou cartograma (impresso ou digital), composto com precisão científica para representar a superfície da Terra, ou uma parcela específica dela. 
  • Esses itens essênciais são, basicamente, em ordem aleatória: título, em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições:
    • Título, que pode ser complementado com um subtítulo e, ao se tratar de um mapa temático, aponta para o tema;
    • Legenda, ou seja, explicações e significados dos símbolos presentes no plano
    • Símbolos existentes no mapa;
    • Orientação: é a rosa-dos-ventos, em grande parte dos planos, e serve para indicar a direção do mapa;
    • Escala, indicando a correlação área real X representação dessa área no mapa;
    • Projeção Cartográfica: que revela a técnica adotada na confecção do mapa.