Nesta semana, um iceberg de 6 mil km², maior que a área do Distrito Federal, desprendeu-se do continente antártico após um processo de quebra. Após a detecção de sua separação em imagens de satélite, o bloco de gelo ganhou o nome de A68.
O A68 chamou atenção do mundo pelo seu tamanho, mas não é o bloco de gelo a se separar do continente gelado. Um bloco do tamanho da Jamaica desprendeu-se da Antártida há 17 anos.
Em março de 2000, um iceberg de 11 mil km² soltou-se da plataforma de gelo Ross. Chamado de B15, a área é do tamanho da Jamaica. Ao longo dos anos, o imenso bloco de gelo foi se quebrando em partes menores. De acordo com a BBC, em 2006, alguns de seus fragmentos passaram próximo a Nova Zelândia.
Em 1986, outro gigante de gelo se descolou da plataforma Larsen C, uma camada de gelo que cobre o Mar de Weddel e que tem uma espessura que varia entre 200 e 600 metros.O bloco de gelo de 9 mil km² partiu da plataforma. O destino também foi a quebra em partes menores, que chegaram até a costa de Geórgia do Sul, de acordo com a Nasa.
Um ano depois, o iceberg B9 desprendeu-se da plataforma de gelo Ross. O bloco tinha 154 km de comprimento por 35 km de largura, totalizando um área de 5.390 km².. Após anos flutuando ao leste da Antártida, em 2010, uma de suas partes, o B9B tinha ainda área de 3,6 mil km².
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário