Embora o Turismo seja um fenômeno recente na história da humanidade, a indústria já tem impactado o mundo e, para alguns destinos, de maneira não muito positiva. Conforme o Portal PANRTOTAS publicou anteriormente, cidades como Amsterdã e Veneza já têm se declarado hostis diante do número crescente de visitantes. Tão recente quanto a própria indústria, o termo Turismofobia tem ganhado destaque nos noticiários internacionais.
Para muitos destinos, de acordo com jornal britânico The Independent, a presença massiva de não-locais tem propiciado mudanças intoleráveis na cultura local, como o crescimento restaurantes fast foods e até mesmo o aumento no preço dos aluguéis — que praticamente inviabiliza a locação feita por habitantes locais.
Já o periódico espanhol El País destaca que Barcelona é uma das cidades em que a turismofobia tem obtido maior aderência dos moradores. Um pesquisa realizada pela prefeitura do município demonstra que, embora mais de 86% dos moradores acreditem que o Turismo seja benéfico para a economia, cerca de 40% também afirmam que o número de visitantes está chegando ao seu limite.
Ainda que o viajante em si não tenha culpa direta dos impactos negativos que atingem os destinos — para especialistas consultados pelo jornal espanhol, a falta de uma política local voltada ao Turismo e até mesmo a indústria que pensa apenas em vender os destinos são os responsáveis pelo esgotamento — mais cidades têm aderido à hostilidade.
Fonte: Portal PANROTAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário