Desde 1919, os nomes oficiais de todos os objetos celestes (planetas, estrelas, cometas, galáxias e constelações) são escolhidos pela IAU (International Astronomical Union) que é uma organização composta por 11 mil astrônomos de mais de 90 países e criada em Bruxelas, na Bélgica.
As regras vão desde a proibição do uso de nomes de cunho político, religioso e militar até a limitação da quantidade de caracteres, sendo que, já foram nomeados 18 mil asteroides, até agora, segundo a IAU.
Quando um objeto celeste e descoberto, ele é catalogado de acordo com algumas normas que levam em conta, como o ano da descoberta, posição, brilho. Essas normas dão origem a nomes bastante esquisitos como 2003 UB313, descoberto em 2003 que provocou a discussão que acabou reclassificando o objeto celeste.
As principais curiosidades acerca das regras da IAU são:
- Planetas têm nomes de deuses romanos e gregos - Mercúrio recebeu o nome do veloz mensageiro dos deuses. Vênus é a deusa da beleza. Marte é o deus da guerra. Júpiter é o deus dos deuses na mitologia romana. Saturno é o pai dos deuses. Urano é o deus do céu e Netuno é o deus da noite. A única exceção é a do planeta Terra, que vem do latim antigo e significa solo, chão, território.
- Satélites com nomes esquisitos - Satélites naturais descobertos ao redor de Netuno devem levar nomes que homenageiam o escritor britânico Willian Shakespeare e o poeta Alexander Pope.
- Todas as descobertas na superfície de Vênus devem ser batizadas com nomes de mulheres.
- Pequenas crateras na superfície de Marte devem receber o nome de cidades ou vilas existentes ao redor do mundo cuja população não ultrapasse 100 mil habitantes. A cidade de Cabo Frio, na região do Lagos, no estado do Rio de Janeiro, batizou uma dessas crateras.
- Luas, montanhas, crateras e cânions em Plutão devem receber nomes relacionados ao submundo.
- Os cometas são nomeados pelo nome do pesquisador que o descobriu. O maior exemplo é o do pesquisador Edmond Halley em 1896, no qual, o cometa descoberto por ele, foi batizado de cometa Halley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário