Translate

sexta-feira, 25 de março de 2016

PAÍSES QUE JÁ ALTERARAM SUAS BANDEIRAS

Nesta quinta-feira (24 de março), houve um referendo para a mudança da bandeira da Nova Zelândia, promovida pelo premiê neozelandês Jonh Key, que se dizia favorável a mudança porque a atual bandeira do país é muito parecida com a da Austrália e que ainda traz resquícios da colonização britânica no país.

O resultado do referendo na Nova Zelândia, mostraram que 57% da população decidiram manter a bandeira atual e 43% eram favoráveis a mudança no símbolo nacional.

Mas existem outros de países que mudaram suas bandeiras, tanto por motivação política ou ideológica, que foram:

MALÁUI - Sua atual bandeira foi inicialmente usada de 1964, quando o país se tornou independente do Reino Unido, até 2010. Naquele ano, o Partido Democrático Progressista, recém-eleito, decidiu alterá-la. A mudança foi revertida em 2012.

LÍBIA - 
Originalmente criada em 1951 para ser o símbolo do reino da Líbia, a bandeira caiu em desuso em 1969. Voltou a ser adotada como símbolo nacional em 2011, após o coronel Muammar Gaddafi ser deposto.



MIANMAR - 
Substituiu em 2010 a bandeira socialista, usada no país desde 1974. A mudança veio junto com a instituição de uma nova Constituição, em 2008.                                                                  
           



IRAQUE - 
Em 2008, o novo modelo deixou de lado as três estrelas que simbolizavam desde 1963 a esperança de uma união com a Síria e o Egito. Foi mantida a frase introduzida por Saddam Hussein em 1991, em que se lê: "Deus é grande".













VENEZUELA - 
Em 2006, o então presidente Hugo Chávez modificou a bandeira do país, usada por 200 anos, para celebrar a chamada revolução bolivariana, acrescentando uma oitava estrela e fazendo com que o cavalo do escudo nacional galopasse para a esquerda em vez de para a direita.















GEÓRGIA - 
Foi adotada em 2004. Era originalmente a bandeira do partido Movimento de União Nacional e foi usada amplamente durante a Revolução das Rosas, que forçou o então presidente Eduard Shevardnadze a renunciar.















ÁFRICA DO SUL - 
Foi adotada em 27 de abril de 1994, ano das primeiras eleições realizadas após o fim do regime de apartheid, dois anos antes. Substituiu a bandeira que era usada desde 1928.















BRASIL - 
Adotada em 1889, com a proclamação da República, sofreu alterações no número de estrelas. Eram 23 até 1991. Passou a ter 27 no ano seguinte para incluir Estados criados a partir de 1982, e houve uma mudança no seu posicionamento para refletir mais precisamente suas coordenadas astronômicas.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário