As bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia são muitas vezes confundidas, já que são quase idênticas (a única diferença são as estrelas). Mas isso está perto de mudar. Um painel independente, responsável pela escolha da nova bandeira da Nova Zelândia, divulgou na segunda-feira (10 de agosto) as 40 "semi-finalistas" ao público.
Elas foram escolhidas entre as mais de 10.300 sugestões enviadas pela população. Das 40 opções, quatro serão selecionadas, votadas pela populaão e, em março do ano que vem, a preferida passará por referendo em disputa com a atual bandeira.
A maior parte das opções mantêm a constelação do Cruzeiro do Sul ou referências à ela. Muitas delas também incluem a flâmula com folha de samambaia, planta típica e símbolo do país. Outras exibem o koru, forma espiral que representa o broto da samambaia.
A surpresa é que apenas uma das opções incorporou a Union Flag (como é conhecida a bandeira britânica). Parte da população da Nova Zelândia considera a atual bandeira uma referência do passado colonial britânico.
Modelos finalista para a nova bandeira da Nova Zelândia.
O governo defende a mudança do símbolo do país, ainda que muitos critiquem os curtos envolvidos na troca da bandeira: pelo menos R$ 26 milhões de dólares neozelandeses (cerca de R$ 59,5 milhões).
A discussão sobre a mudança da bandeira dos países colonizados pelo Reino Unido não é nova: em 1965, o Canadá retirou as referências à bandeira britânica e adotou a bandeira vermelha e branca.
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário