Atualmente o preço do barril de petróleo está em torno de 30 dólares, sendo um dos preços mais baixos desde 2009, no período da recessão americana. Então porque com o preço do barril de petróleo cada vez mais em baixa, a gasolina no Brasil está cada vez mais cara chegando a custar 4 reais o litro do combustível?
No Brasil, o preço do petróleo é controlado pelo governo, que também é sócio majoritário da Petrobras. A Petrobras é uma sociedade de economia mista, ou seja, recebe dinheiro público (em sua maior parte) e dinheiro privado de acionista minoritários.
A Petrobras, desde a sua fundação em 1953, é quem mantém o monopólio na produção e na importação do combustível no Brasil. A Conselho Administrativo da Petrobras anunciou que não pretende baixar o preço do combustível, porque segundo o conselho, esses ganhos atuais recupera parte do que a petrolífera perdeu quando o barril estava mais caro, e que também serve para arrumar as contas em meio as investigações da Operação Lava Jato.
RESUMINDO: A Petrobras compra o petróleo mais barato no exterior e revende para as distribuidoras e o consumidor final o valor mais caro. Tudo isso, porque roubaram da empresa rios de dinheiro e a população é quem deve pagar a conta do Petrolão.